invasão paraguaiaA história de Bonito-MS é cheia de surpresas e curiosidades que nos fazem ver que, além dos belíssimos atrativos, Bonito tem muito conteúdo. Um dos bons exemplos é a Guerra do Paraguai, que tem uma de suas facetas voltadas para Bonito-MS. Confira algumas curiosidades sobre este evento marcante da história sul-mato-grossense.

 

Sim, as terras de Bonito foram trincheiras da Guerra do Paraguai, e até mesmo já pertenceram ao país vizinho. Os guerreiros saqueavam fazendas inteiras quando ia começar uma batalha e, ao se verem sem alternativa antes de entregar-se a tropas brasileiras, escondiam as joias e o ouro em cavernas abaixo de cachoeiras normalmente. Dezenas de agricultores de Bonito ficaram milionários achando tesouros nestas terras.

Na época da guerra, os governos parceiros do Brasil ajudaram a convencer os Índios Guerreiros, também conhecidos como índios cavaleiros, a lutarem para eles dando como garantia uma reserva de terras gigante.

Os índios foram a luta e até hoje se pode ver gravuras nos livros de história destes índios que montavam de lado em seus cavalos e eram mestres em batalha e temidos em todo o continente.

Depois de vencida a guerra, o governo traiu os índios. Na região da cachoeira do rio Aquidaban, o governo e aliados envenenaram a nascente fazendo morrer a maior parte desta nação indígena de uma doença desconhecida.

Então, com os famosos índios guerreiros exterminados, as terras foram divididas, o que gerou fazendas de grandes extensões. Os índios cavaleiros foram os maiores responsáveis pelo Brasil vencer a guerra; eles não deixavam prisioneiros iam matando a todos os homens.

A população paraguaia ficou reduzida a uma porcentagem menor do que 25% de homens e mais de 75% de mulheres e assim, com grandes mulheres e muito trabalho, o Paraguai foi se recuperando. Esta recuperação deixou uma deliciosa culinária de subsistência que gerou pratos como a sopa paraguaia, que se parece com um bolo salgado e que pode ser saboreado em Bonito.

Ainda é possível encontrar alguns resquícios de batalhas em fazendas de Bonito-MS e logo o turismo cultural deve bater a porta de nossa cidade cheia de histórias.

Esperamos você para saber mais de Bonito e descobrir que não é só a bondosa natureza que é interessante por estas bandas. Entre em contato com a Agência Sucuri e saiba como reservar seu atrativo.

Contato:

Tel: (67) 3255-3994 – Contato MS
Tel: (11) 3230-6051 – Contato SP
Tel: (41) 4042-5450 – Contato PR
Tel: (31) 4042-5150 – Contato BH
Tel: (21) 4042-6150 – Contato RJ
E-mail: contato@agenciasucuri.com.br

Gostou do nosso conteúdo, não perca tempo e entre em contato com os nossos agentes para um orçamento sem compromisso!

Compartilhe

Deixe uma resposta