GUERRA DO PARAGUAI A cidade de Bonito-MS é cheia de histórias e tem muitos relatos que ajudam a contar como a cidade foi formada e como este processo ajudou na formação do Estado de Mato Grosso do Sul. As aldeias indígenas tem uma importância histórica na nossa região. Confira agora um dos exemplos que mostram como os Índios Guerreiros de Bonito ajudaram a ganhar a Guerra do Paraguai!

 

Na época, todos os índios da região eram tidos e nomeados como”Guaicurus“, e eram conhecidos como os índios cavaleiros. Suas maiores vítimas sofreram inúmeros e ingratos revezes, de modo à nunca conseguir superar a força indígena.

Os registros destes índios estão mais no exterior que no Brasil, e eles foram considerados a nação indígena mais guerreira do mundo; os apaches eram crianças perto deles! Atacavam outras aldeias, matavam os homens e levavam as mulheres. Eles matavam com tanta destreza e crueldade que as mulheres se entregavam com medo! Eram excelentes em montaria.

Talvez se lembre de ver em livros com gravuras com índios montados de lado no lombo do cavalo – eram eles! Foram usados pelo governo e os aliados na Guerra do Paraguai! Sua maior aldeia ficava perto de Bonito nos pés da cachoeira do Aquidaban e eles eram os reis de todas as aldeias que davam tudo a eles para não ter guerra – comida, bebida e mulheres.

Esta nação, após ser usada e serem grandes responsáveis pela nossa vitória, foi traída; 0 governo prometeu grandes quantidades de terra em uma reserva, mas os aliados colocaram um veneno nas águas do Aquidaban e os guerreiros foram morrendo do que chamavam de peste. Mas há poucos anos, descobriu-se em documentos secretos que foram envenenados. Era o início da guerra química!

Cacaia, a índia da lenda das setenta luas, pertencia a esta aldeia guerreia! Esta cultura se perdeu e restaram as tribos escravas, que incluem os kadiweus, kinikinaus e terenas; e o governo acabou de vez com qualquer ameaça destes índios temidos e respeitados em todo o mundo. Tiveram um final muito triste e este abismo negro da história de nosso país foi esquecido.

A Agência Sucuri está recuperando as estórias de nossa linda Bonito! Visite Bonito-MS e conheça mais sobre nossa cultura.

Contato:

Tel: (67) 3255-3994 – Contato MS
Tel: (11) 3230-6051 – Contato SP
Tel: (41) 4042-5450 – Contato PR
Tel: (31) 4042-5150 – Contato BH
Tel: (21) 4042-6150 – Contato RJ
E-mail: contato@agenciasucuri.com.br

Gostou do nosso conteúdo, não perca tempo e entre em contato com os nossos agentes para um orçamento sem compromisso!

Compartilhe

Deixe uma resposta