Turismo em Bonito MS

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é considerado o melhor destino de Ecoturismo do Brasil, com passeios para todos os gostos e idades. Rios de águas transparentes, cachoeiras belíssimas, dolinas, grutas, mergulho, flutuação, cavalgada, turismo de aventura, bonito MS tem tudo, com uma ótima infra-estrutura turística e hoteleira.

O melhor período para se visitar Bonito é entre Dezembro a Março, no verão sul-matogrossense, período de chuvas, quando a vegetação está verde, animais com alimento abundante e rios com nível alto. Entre maio e agosto é época de seca e as águas podem estar mais geladas. Os passeios tem limite de visitas diárias e são sempre acompanhados por guias especializados. Na alta temporada vale a pena não arriscar e reservar estadia e passeios com antecedência.

Como chegar

– De avião: o aeroporto de Bonito recebe voos charter operados pela TAM.
– De ônibus: Horários de ônibus ida e volta de Campo Grande para Bonito pela Viação Cruzeiro do Sul (tel: (67) 3312-9700):
Origem: Campo Grande Destino: Bonito Horários: 09:00 / 11:00 / 19:00 / 23:00
Origem: Bonito Destino: Campo Grande Horários: 00:30 / 05:30 / 08:00 / 10:00 / 14:30 / 18:00 / 19:30

A duração da viagem de ônibus é mais ou menos de 3 horas e meia.  Há também uma linha direta de São Paulo até Jardim (que fica a 60 km de Bonito) às terças-feiras, sextas-feiras e aos domingos. Saindo às 19:00 hs de São Paulo com aproximadamente 15 horas de viagem.

– De carro
Estradas de acesso: BR 060, BR 262, BR 419

Para quem vem de Campo Grande, num percurso de 260 km, pela BR 060 passando por Sidrolândia, Nioaque, Guia Lopes da Laguna e Bonito. Vindo de São Paulo, via Presidente Prudente, entrando no Estado de Mato Grosso do Sul, até a primeira cidade do Estado, que é Bataguassu. Depois segue até o trevo de Nova Alvorada, em direção a Rio Brilhante, Maracajú, Guia Lopes da Laguna e Bonito.

Distâncias

Campo Grande – 260 km Aquidauana – 198 km Bodoquena – 75 km Miranda – 125 km Guia Lopes da Laguna – 60 km Porto Murtinho – 210 km Corumbá – 350 km Ponta Porã – 350 km São Paulo – 1.344 km Rio de Janeiro – 1.774 km Brasília – 1.464 km Cuiabá – 1.024 km

Em Bonito é bom ter carro para se locomover entre os passeios, no entanto as empresas de turismo disponibilizam serviços de van. E muitos hóteis, como o albergue da juventude, possuem serviço próprio de transporte. As estradas de acesso para alguns passeios possuem trechos não asfaltados. A manutenção destes trechos sem asfaltos é boa, carros de passeio circulam com tranquilidade porém com menor velocidade.

O que você vai ver em Bonito:

Cachoeiras

* Estância Mimosa
* Cachoeiras do Aquidaban
* Cachoeiras do Rio do Peixe
* Boca da Onça
* Parque das Cachoeiras
* Ceita Corê

Grutas

* Gruta do Lago Azul
* Gruta Mimoso
* Grutas de São Miguel

Rapel

* Abismo Anhumas
* Bóia Cross no Formosinho
* Bote no rio Formoso
* Circuito Arvorismo
* Rota Boiadeira/Quadriciclos
* Ybirapé Canopy Tour

Trilha e paisagem

* Buraco das Araras (município de Jardim)

Flutuação e Mergulho

* Recanto ecológico Rio da Prata (município de Jardim)
* Aquário Natural
* Bonito Aventura
* Rio Sucuri
* Lagoa Misteriosa (município de Jardim)

Balneários

* Balneário do Sol
* Balneário Monte Cristo
* Balneário Municipal
* Balneário Tarumã
* Barra do Rio Sucuri
* Praia da Figueira
* Parque Ecológico Rio Formoso

Aprenda

O ecoturismo proporciona excelentes oportunidade de educação ambiental para crianças, adolescentes e jovens. Assim Bonito é um destino muito interessante para viagens escolares, viagens técnicas de cursos de turismo, excursões de grupos de terceira idade e etc.

Muitos passeios oferecem experiências de estágio para alunos do curso de Turismo durante as férias. Alguns destes passeios são Recanto Ecológico Rio da Prata, Estância Mimosa e Rio Sucuri. Mais informações podem ser encontradas nos sites dos passeios.

Lembranças

Há diversas lojas com toda a sorte de produtos do artesanato local. Não deixe de ver as peças de artesanato Kadiwéu e Terena, além das biojóias com sementes da região. Bonito também tem uma grande profusão de designers que mostram sua arte através de estampas criativas em camisetas e peças de roupas. Também oferece supermercados, farmácias e lojas de artigos para o esporte de aventura.

Dica

A maior dica, a principal de todas as dicas é não esqueça a máquina fotográfica e/ou filmadora. Não ter um aparelho dessexs para registrar toda beleza do lugar é quase como não ir a Bonito. Quando eu fui, recém tinha comprado a máquina digital e “apanhei” um monte. Tirei poucas fotos, um fiasco. mas de qualquer forma, não vou esquecer aquelas imagens todas nunca. E já estou programando uma nova visita àquele paraíso.

Bom, mas se você esquecer a máquina fotográfica, as agências de turismo normalmente tem para alugar. Quando estive lá aluguei na agência Ar uma máquina subaquática. Aí sim foi demais! Fiz flutuação no rio Sucuri batendo fotos e filmando embaixo dágua. É incrível!

 

Fonte: Ecoturismo em Bonito

Gostou do nosso conteúdo, não perca tempo e entre em contato com os nossos agentes para um orçamento sem compromisso!

Compartilhe

Deixe uma resposta