O turismo em Bonito Mato Grosso do Sul é referência internacional em organização turística. Logo nos anos 80, com o aumento de visitantes para conhecer as belezas naturais de Bonito (MS), os próprios empresários locais sentiram a necessidade de criar regras complexas que preservasse o meio ambiente e ao mesmo tempo gerasse uma renda obtida de maneira justa, organizando o turismo de Bonito!

Após um período de estudo, novos empresários no turismo mas com muita experiência de viagem, criou-se o Voucher Único, uma espécie de entrada para os atrativos turísticos, que somente poderia ser adquirida via agências locais. Este voucher tem 4 vias, a do guia de turismo, que receberá sua parte da agência de turismo local, a via do atrativo turístico que também receberá da agência, a via da prefeitura que recolherá o imposto devido e a via da agência de turismo que faz toda distribuição.

Com o tempo o voucher único foi tornando-se referência mundial e hoje é emitido de forma eletrônica, mas segue com absolutamente os mesmos princípios iniciais!

Os idealizadores do Voucher Único foram o nativo Tó, atualmente proprietário e famoso chefe de cozinha do Restaurante Tapera e o português Pedro, (atualmente proprietário da Pousada Olho da Água) personalidades Bonitenses que merecem méritos!

Além do voucher único os empresários pressionaram a prefeitura municipal na época para que fosse criado o primeiro Conselho Municipal de Turismo, o COMTUR, associação com representantes elegidos por cada área, associações de guias, de agências, de atrativos, IBAMA, secretaria de turismo e etc…

O grande lance, é que o COMTUR nas primeiras décadas era deliberativo e administrava democraticamente toda verba destinada ao turismo e a partir disso elegia presidentes e empresários do turismo que gerenciavam com maestria, como os saudosos Sr. Mario que era empresário de transporte e dono do Hotel Bonsai ou o próprio Pedro proprietário da Pousada Olho da Água. Esta foi a época de ouro da organização turística de Bonito Mato Grosso do Sul com regras desenvolvidas de maneira democrática em reuniões épicas!

Hoje o COMTUR é meramente consultivo e quem decide como a verba é aplicada é a prefeitura e mesmo que desejem dizer que é a forma mais democrática, nunca será como quando o COMTUR tinha o poder de decisão!

O que se pode dizer do modelo único organizacional que elevou Bonito (MS) a ser exemplo mundial, foi o bom trabalho da iniciativa privada e o respeito que havia na época da administração pública.

O turismo só é modelo hoje pelo trabalho digno de mérito dos empresários de Bonito dos anos 80 e 90.

 


Monte seus pacotes de viagens garantindo a certeza de um passeio tranquilo neste paraíso. Conte conosco em Bonito MS e vamos superar suas expectativas mais otimistas sobre sua viagem!

 

 Contato:

 

Tel: (67) 3255-3994 – Contato MS
Tel: (11) 3230-6051 – Contato SP
Tel: (41) 4042-5450 – Contato PR
Tel: (31) 4042-5150 – Contato BH
Tel: (21) 4042-6150 – Contato RJ
E-mail: contato@agenciasucuri.com.br

 

 

 

Gostou do nosso conteúdo, não perca tempo e entre em contato com os nossos agentes para um orçamento sem compromisso!

Compartilhe

Deixe uma resposta